top of page

Aprenda a ler a lista de ingredientes!

​Toda comida embalada, industrializada que você compra tem a mesma estrutura de ingredientes (veja os 3 grupos abaixo). Aprender a ler a lista de ingredientes vai lhe trazer mais consciência sobre o que você ingere e sobre como essas coisas são produzidas.

Repare que na maioria das vezes os ingredientes dos alimentos embalados não estão em sua forma natural, ao contrário, são uma junção de derivados e aditivos artificiais. Os dois objetivos principais dessa re-engenharia são aumentar o tempo de validade e seduzir nosso paladar, ou ainda, super estimulá-lo realçando texturas e sabores que não são naturais.

Grupo 1 - derivados de soja, milho, arroz e trigo quebrados em: (1) gorduras ou óleos refinados que passam por processos físico-químicos de desgomagem , branqueamento e desodorização; (2) carbohidratos modificados, de digestão ultra-rápida, como o xarope de glucose por exemplo, obtido misturando o amido de milho à uma solução de ácido hidroclorídrico, aquecida sob pressão; (3) proteína isolada, obtida mergulhando o grão em uma solução alcalina (normalmente com algum ácido) para separar a proteína das fibras vegetais.

Grupo 2 - ​derivados de leite, ovos ou carnes como o whey protein, por exemplo, que é obtido por um processo de 3 etapas: (1) soro de leite é a matéria-prima. O soro é uma sobra do processo da produção dos queijos; (2) ultrafiltragem é o método mais comum utilizado para filtrar o soro deixando um concentrado de proteína; (3) secagem onde o concentrado é seco através de um processo chamado "spray drying" que retira toda a água deixando apenas a proteína em pó.

Grupo 3 - aditivos artificiais: (1) emulsificantes & estabilizantes usados para misturar melhor elementos que não se misturam facilmento como óleo e água por exemplo; (2) conservantes mais comumente utilizados são o ácido benzóico e seus sais, ácido sórbico e derivados, acetatos, nitratos, dióxido de enxofre e parabenos; (3) aromatizante, corantes & realçadores de sabor - um aromatizante bastante comum é a vanilina (3-metoxi-4-hidroxibenzaldeído) qie é um composto cristalino de cor branca solúvel em clorofórmio e éter.

bottom of page